Você conhece o Laboratório de Metrologia?

Hoje é dia de visita! 

Vamos conhecer um laboratório da ABCP que tem papel estratégico para garantir a qualidade e os padrões normativos do cimento e dos produtos e sistemas à base de cimento. Ele é o Laboratório de Metrologia, responsável pela calibração dos equipamentos (peneiras, balanças, vidrarias, prensas etc.) utilizados em ensaios da indústria cimenteira, concreteiras, fábricas de artefatos e também outros laboratórios de análise de qualidade e controle tecnológico.

O Laboratório de Metrologia verifica se um equipamento de medição (seja de força, massa, volume ou dimensão) está dentro das especificações esperadas para ele. Assim, o equipamento garantirá a precisão dos resultados obtidos nos ensaios e o produto ensaiado atenderá aos requisitos das normas técnicas. Para obter o Selo de Qualidade ABCP, por exemplo, os produtos são submetidos a ensaios em equipamentos calibrados. 

Mas quando é o momento adequado de fazer a calibração do equipamento?

No caso de equipamentos de precisão e ensaios, o Laboratório de Metrologia deve ser acionado, basicamente, em 3 situações: 

1) Quando a empresa adquire um equipamento novo ou antes deste ser colocado em uso; 

2) Periodicamente, conforme determinação de norma técnica ou recomendação do próprio fabricante do equipamento; 

3) Se o equipamento sofrer movimentação ou apresentar resultados duvidosos.

Quem deve fazer a calibração?

É importante lembrar que o serviço de calibração deve ser realizado por um laboratório competente, que é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE) e pertencente à Rede Brasileira de Calibração (RBC). A ABCP é acreditada pela CGCRE nas áreas de força, massa, dimensional e volume sob o número CAL 0075 e pertence à RBC.

Para fazer parte desse time, adotamos padrões com precisão, utilizamos equipamentos com marcas de referência, participamos de programas de proficiência, verificamos periodicamente nossos padrões, mantemos um portfólio atualizado de normas e temos uma equipe qualificada e treinada. 

É por isso que fazemos, apenas para os clientes (sem contar os próprios laboratórios da ABCP), uma média de 120 calibrações por mês. Sim, gostamos de tudo na medida certa.

 
 

(Foto: ABCP)

(Foto: ABCP)

(Foto: ABCP)

(Foto: ABCP)