Por dentro dos laboratórios da ABCP

“O cimento é a nossa ciência.

A construção civil, em concreto, nossa especialidade!”

A ABCP você já conhece – a Associação é o braço tecnológico da indústria do cimento desde 1936. São 86 anos de compromisso com o Brasil, por meio de estudos, pesquisas, consultorias e laudos técnicos para obras emblemáticas, oferta de cursos, apoio a normas técnicas, orientações de boas práticas e desenvolvimento de novos e melhores produtos (cimentos, concretos, artefatos) e sistemas construtivos à base de cimento.

Todas essas atividades contam com um time de especialistas experientes e o indispensável suporte do Laboratório da ABCP, que começou a funcionar em 1940 com equipamentos importados e hoje é um dos mais modernos e renomados do país na área de construção civil, prestando serviços a empresas de todo o setor de construção. Para isso, ele conta com laboratórios de Cimento e Argamassas, Concretos, Metrologia, Mineralogia, Química e Meio Ambiente.

A história do ABCP Lab, como é conhecido o Laboratório ABCP, coleciona trabalhos pioneiros em química, mineralogia e estudos do cimento e do concreto. Ele é referência no Programa Setorial de Qualidade do PBQP-H para argamassas colantes e coordena o Selo da Qualidade ABCP para cimento e blocos de concreto. Para garantir a qualidade de seus serviços, integra a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios e a Rede Brasileira de Calibração, possuindo Certificações ISO 9001 e Inmetro. Desde 2020, sedia o hubIC, o primeiro e único hub do país focado em inovação hard tech e construção digital, fruto da parceria ABCP/SNIC/POLI-USP.

A expertise do ABCP Lab é ampla e consistente, mas podemos resumir tudo isso em uma frase:

O ABCP Lab tem respostas confiáveis para qualquer desafio na área de construção em concreto, atendendo desde empresas fabricantes e fornecedores de insumos até consumidores.

 
 

Foto: ABCP

Foto: ABCP

Foto: ABCP