Energia eólica. Aqui também tem ABCP

O homem aproveita a força dos ventos como fonte de energia desde a Antiguidade, tanto para impulsionar barcos como para a moagem de grãos. Trata-se de uma fonte de energia limpa e renovável, cada vez mais valorizada diante das atuais mudanças climáticas e da busca por matrizes energéticas não poluentes.

Embora ainda pequeno, o uso da energia eólica é crescente no mundo e no Brasil. E a ABCP acompanha esse movimento com suporte tecnológico – em especial de seu Laboratório (ABCP LAB) – para clientes como Nordex Energy Brasil, Iberobras, Dois A Engenharia e diversos fabricantes de grautes.

 

Caracterização de materiais

O trabalho do ABCP LAB está bastante relacionado à caracterização dos materiais (agregados e cimentos) e concretos utilizados na fabricação das torres e fundações que compõem as bases das torres eólicas. Além disso, atua na homologação do graute (de alto desempenho) adotado na fixação dos anéis e no preenchimento das peças horizontais e verticais das torres eólicas. É importante destacar que a homologação dos grautes permite aos fabricantes participarem das concorrências nessa área, pois estes precisam comprovar que o material atende à especificação exigida pelo contratante.

O Laboratório tem atuado em diversas frentes com relação aos projetos de parques eólicos. Em primeiro lugar está a caracterização dos agregados para concreto utilizados na confecção dos anéis e da fundação das torres. Nesse pacote incluem-se desde ensaios para caracterização física e química, atendendo às exigências normativas, até avaliação da reatividade álcali-agregado e desempenho do concreto.

A segunda frente são os ensaios específicos para avaliação e homologação dos grautes. Esses ensaios têm como base uma série de normas internacionais e talvez o ABCP LAB seja o único laboratório nacional a realizá-los. Aliás, o laboratório utilizando seus próprios recursos também desenvolveu novas metodologias e equipamentos para atender às normas ASTM e EN relacionadas à caracterização dos grautes.