Por dentro do Laboratório de Química e Meio ambiente

Assim como cuida das propriedades e do desempenho de cimentos, argamassas e concretos, o ABCP LAB possui um laboratório específico para avaliar esses materiais do ponto de vista químico – aliás, não só esses materiais, mas também combustíveis (coque e carvão) e resíduos industriais utilizados pela indústria do cimento. Com um montante de 26.000 ensaios por ano realizados em 360 amostras por mês, o Laboratório de Química e Meio ambiente da ABCP atende a indústrias de cimento, como Votorantim, Intercement, Itambé e Mizu, e também concreteiras, empresas de controle tecnológico e outros laboratórios, como Ambisol, Solumad, EPT, Bioagri e Holanda Engenharia, entre outras.

A gama de ensaios é diversificada e abrange: reconstituição de traço de concreto e argamassas, caracterização de águas de amassamento para concreto, águas agressivas, caracterização de resíduos e monitoramento de emissões atmosféricas, além dos ensaios químicos do Programa do Selo da Qualidade do Cimento, que garante a qualidade do cimento comercializado em nosso país.

A qualidade da água, tão importante na produção do concreto, demanda ações preventivas – neste caso são observados todos os parâmetros especificados pela ABNT NBR 15.900 e que são determinados pelo Laboratório de Química da ABCP. Além da água de amassamento, muitas vezes é importante analisar a água que ficará em contato com o concreto e que poderá influenciar em sua durabilidade. Esses parâmetros estão estabelecidos na NBR 16.937:2021 – Águas agressivas.

Com relação aos resíduos para coprocessamento e demais combustíveis para a indústria do cimento (carvão, coque e biomassa), é necessário termos em conta que a análise elementar (carbono, hidrogênio, nitrogênio e enxofre) é fundamental para avaliação de seu poder calorífico. De posse do Poder Calorífico (PCS e PCI) e levando-se em consideração ainda o teor de umidade, teor de cinzas, material volátil e carbono fixo pode-se eleger um combustível ou resíduo para servir como fonte de energia térmica na indústria do cimento.

O Laboratório Químico e de Meio Ambiente analisa parâmetros contemplados na NBR 10.005 (Lixiviação) e NBR 10.006 (Solubilização), além de metais pesados em atendimento à resolução do Conama para a indústria cimenteira em diversas matrizes.

Todas as análises seguem um rigoroso protocolo analítico, com grande parte de seus ensaios acreditados pelo Inmetro, segundo os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025.