Venha conhecer o Laboratório de Concreto

Dá para imaginar o mundo sem concreto? Certamente, não. O material é vital para nossas cidades e infraestrutura. A ABCP, que zela pela qualidade do cimento produzido pela indústria, cuida também da qualidade do concreto e dos sistemas que usam o material.

Para isso, o ABCP LAB conta com o Laboratório de Concreto, que realiza os ensaios necessários para que as estruturas de concreto tenham uma boa durabilidade. Esses ensaios, prescritos nas normas técnicas da ABNT, são realizados antes e durante a execução da obra. Por exemplo:

1) Antes do início da obra: ensaio para determinação das características dos agregados que compõem as dosagens de concreto e elaboração de dosagens de concreto.

2) Durante a obra: acompanhamento das concretagens (com moldagem de corpos de prova) e realização dos ensaios de compressão, tração, módulo de elasticidade – o que for pertinente. Se, eventualmente, os resultados não atenderem às especificações do projeto, podem ser realizados ensaios para a determinação da resistência em corpos de prova extraídos (testemunhos de concreto) e assim se verificar a efetiva resistência do concreto aplicado.

Podem ainda ser efetuados outros tipos de ensaios na estrutura, como: esclerometria, determinação da profundidade de carbonatação, ensaios ultrassônicos etc.

É importante lembrar que, além de fazer uma atualização constante de seus profissionais e equipamentos, o ABCP LAB possui Certificação ISO 9001 e integra a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios. E seus ensaios são acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).

Por isso, construtoras, indústrias e outros laboratórios têm na ABCP um prestador de serviços altamente confiável para definições de materiais e/ou dosagens do concreto, verificação de concretos adquiridos de concreteiras ou para confirmar se o concreto atende às exigências do projeto.

O ABCP LAB também ensaia elementos pré-fabricados (blocos de concreto, pisos intertravados e placas de concreto). O objetivo é sempre atender às normas técnicas, até porque a ABCP é referência no Programa Setorial de Qualidade do PBQP-H e coordena o Selo da Qualidade para cimento e blocos de concreto.

 
 

Laboratório de Concreto

Laboratório de Concreto

Laboratório de Concreto

Laboratório de Concreto