Alguns dos principais produtos cimentícios do país são estudados ou ensaiados na ABCP

O Laboratório da ABCP tem uma importante presença tecnológica na indústria da construção civil do país, trajetória que começou em 1940 e segue até hoje. Grautes, argamassas industrializadas (de assentamento e revestimento), argamassas estabilizadas (feitas na obra e moldadas na ABCP) e concretos especiais para pavimentos e aeroportos, além de uma grande quantidade de agregados para obras específicas, passam por ensaios no ABCP LAB, que integra a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE).

No caso dos grautes, usados para reforçar estruturas ou fixar equipamentos e máquinas, e em especial para montagem de torres eólicas, entre outras aplicações, a ABCP faz todos os ensaios com base em normas europeias ou norte-americanas e verifica se atendem a esses requisitos; as argamassas industrializadas são ensaiadas à luz de sua normalização específica, enquanto as argamassas produzidas na obra são avaliadas tendo em vista suas características de projeto.

O concreto adotado nas obras também passa por aqui, seja por meio de ensaios em corpos de prova extraídos, pelo desenvolvimento de traços especiais ou pela caracterização dos seus agregados. Isso sem falar dos estudos de pozolanas, escórias e outras adições ativas para a indústria do cimento. Tudo feito para que os produtos e matérias-primas sigam as normas técnicas e ofereçam segurança para o consumo.

Já imaginou o que representa esse controle de qualidade para a obra?

 
 

Análise termogravimétrica (Foto: ABCP)

Laboratório de Argamassa: Ensaios de graute – Fluidez na mesa de Flow (Foto: ABCP)

Determinação do teor de enxofre (Foto: ABCP)

Cimento: Ensaio de resistência à compressão – NBR 7215 – Moldagem 7215 (Foto: ABCP)

Cimento: Ensaio de resistência à compressão – NBR 7215 – Capeamento (Foto: ABCP)